Secretaria de Infraestrutura, Segurança e Mobilidade

A Secretaria de Infraestrutura, Segurança e Mobilidade atua em três frentes. Na questão da infraestrutura, a Secretaria é responsável pela elaboração de projetos de engenharia visando a melhoria da infraestrutura do município, contando com uma equipe de engenheiros e arquitetos que desenvolvem projetos para pavimentação e recapeamento de vias públicas; revitalização de praças, calçadas, áreas de lazer; construção e reformas de escolas, postos de saúde, quadras e outros espaços públicos, e, construção de galerias, contenção de margens de rios e córregos entre outros. É responsável ainda pela fiscalização dos contratos de obras de construção e recuperação de infraestrutura da cidade, acompanhando a execução fazendo-se com que não haja paralisação e interrupção delas, mantendo-se um ritmo em consonância com os cronogramas e projetos respectivos. Já em relação a segurança pública, o órgão visa coordenar ações para vigilância e guarda do patrimônio público, bem como articular políticas públicas em conjunto com os órgãos de segurança do Estado, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. É responsável ainda pela coordenação da Defesa Civil, controlando os serviços de proteção ao cidadão e de prevenção e socorro em caso de desastres. Por fim, na área da mobilidade, a Secretaria coordena e executa ações para melhoria da malha viária do município, buscando melhor fluxo do trânsito e a segurança dos motoristas e pedestres.

Telefone: (12) 3971 – 6110
E-mail: planurb@saobentodosapucai.sp.gov.br
Endereço: Paço Municipal Professor Miguel Reale – Av. Sebastião de Mello Mendes, 511, Jd. Santa Terezinha.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.

Arethusa Aparecida dos Santos

Secretária

Arethusa Aparecida dos Santos, natural de São Bento do Sapucaí, nascida em 02 de outubro de 1994. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2017). Atualmente, ocupa o cargo de Secretária de Obras e Serviços Municipais e faz parte da Comissão de Licitações. No Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, também desenvolve seus projetos arquitetônicos nas áreas residenciais e comerciais, além de projetos de Urbanismo para melhor fluidez, locomoção e acessibilidade. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, construção e reformas de escolas, postos de saúde, quadras poliesportivas, pavimentação e recapeamento de estradas, sistemas de drenagem, revitalizações de praças e áreas de lazer, arborização e mobilidade urbana, paisagismo e interiores. Possui ainda, amplo conhecimento na gestão e acompanhamento de obras e desenvolvimento de orçamentos para licitações. Desde 2013 vem acumulando conhecimento profissional ao trabalhar em diversos escritórios de engenharia e arquitetura e construtoras no Município de Taubaté-SP. Tornou-se funcionária da Prefeitura de São Bento do Sapucaí em 2018, ocupando vários cargos e desempenhando várias funções, como Subsecretária de Planejamento, Subsecretária de Obras e Serviços Municipais, na gestão (2017/2020), e Diretora de Planejamento Urbano na atual gestão. Assumiu a Secretaria de Obras e Serviços Municipais em junho de 2021 a convite da Prefeita Ana Catarina Martins Bonassi, com a missão de aperfeiçoar o Planejamento Urbano e a gestão da cidade, elaborando projetos acompanhando obras públicas, elaborando planilhas orçamentárias. Em 2022, a passa a comandar a nova Secretaria de Infraestrutura, Segurança e Mobilidade.

Anderson da Silva Morais – Subsecretário
Vinicius Barbosa de Aguiar Nogueira – Diretor do Departamento de Segurança Pública e Defesa Civil
Edilene Costa Berti – Diretora do Departamento de Trânsito e Mobilidade