Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Secretaria tem duas áreas de atuação distintas, porém dependentes de ações paralelas: Agricultura e Meio Ambiente. Na área de Agricultura, predominam ações que visam parcerias, como a existente com a CATI – Coordenadoria de Atendimento Integral e com os produtores locais, através do Conselho Municipal de Agricultura. Esse trabalho em conjunto permite o fortalecimento dos agricultores, articulando a assistência técnica de engenharia agrônoma e o apoio logístico com a patrulha rural. A Secretaria atua ainda no Programa Município Agro, tendo obtido a 3ª colocação no ranking do Estado. Já na área do Meio Ambiente, predominam ações para assegurar o Selo Verde Azul, desenvolvimento de projetos em parceria com o FEHIDRO e outras providencias a fim da preservação da natureza, como a coleta de lixo seletiva e o Centro de Reciclagem. A Secretaria é responsável ainda pela gestão do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, compartilhada com a Fundação Florestal.

Telefone: (12) 3971 – 6110
E-mail: meioambiente@saobentodosapucai.sp.gov.br
Endereço: Paço Municipal Professor Miguel Reale – Av. Sebastião de Mello Mendes, 511, Jd. Santa Terezinha.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.

Rafael Olímpio Silva

Secretário

Rafael Olímpio Silva, 26 anos, nasceu e foi criado em São Bento do Sapucaí. Em 2014, ainda com 17 anos, mudou-se para o Estado do Paraná para ingressar na Universidade. Engenheiro de Pesca graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Toledo-PR (2018), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, São Paulo-SP (2021) e Mestre (stricto sensu) em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca na linha de Manejo e Conservação de Águas Interiores também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Toledo-PR (2022). Foi estagiário na Prefeitura no ano de 2013 na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e estagiário/pesquisador no Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais – GERPEL/INEO de 2015 a 2019, além de diversas experiências com gestão de equipe. Em fevereiro de 2021 foi nomeado Diretor de Meio Ambiente pela Prefeita Ana Catarina e assumiu, em abril de 2022, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com a missão de inovação e continuidade das atividades e colocando à disposição sua experiência acadêmica e profissional, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor no município.

Bruno Felipe Gonçalves – Diretor do Departamento de Meio Ambiente
Cleber de Camargo – Supervisor do Setor de Gestão de Resíduos
Lucas Nilo de Mello Barbosa – Diretor do Departamento do Monumento Natural da Pedra do Baú