A Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico tem como objetivo desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com o papel relevante na geração de emprego e renda. É responsável pela definição de políticas de turismo juntamente com as demais entidades municipais e/ou regionais. Através de diferentes ações atende tanto ao trade turístico quanto ao turista individual que visita o município, prestando-lhe informações turísticas no Centro de Informação ao Turista, que fica no Portal de entrada da cidade. Responsável também por manter, criar e consolidar atrativos turísticos, melhorar a infraestrutura receptiva e promover o município como destino turístico, observando sua oferta e os serviços disponíveis segundo políticas de marketing previamente estabelecidas. A Secretaria também é responsável pela Sala do Empreendedor, Posto SEBRAE Aqui e o Banco do Povo. Em 2021, a Secretaria teve a integração da área da Cultura, passando a ser responsável pela Diretoria de Cultura e Eventos e a elaboração de politicas culturais no município.
Telefone: (12) 3971 – 2496
E-mail: turismo@saobentodosapucai.sp.gov.br
Endereço: Praça da Bandeira, 210 – Centro
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.
Cíntia Tomie Suguino é turismóloga, consultora e especialista em gestão mercadológica de turismo e hotelaria pela USP. Atualmente, exerce o cargo de secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico da Estância Climática de São Bento do Sapucaí, onde desenvolve, desde 2003, um trabalho em parceria com o Sindicato Rural e a FAESP/SENAR no fortalecimento do turismo rural são-bentista. Com ampla experiência, atuou no desenvolvimento turístico de mais de 64 municípios paulistas, com destaque para Itu, São Bento do Sapucaí e cidades no Vale do Ribeira com a Rota do Chá. Foi coordenadora pedagógica no Senac/SP e consultora no Sebrae/SP, além de ter contribuído para a elaboração de planos diretores de turismo, como os da Região Metropolitana da Baixada Santista e de outras cidades do estado de São Paulo. Desde 2001, é instrutora no Programa de Turismo Rural do Senar/SP e desenvolveu material didático para a área. Cíntia também tem experiência na elaboração de planos de negócios, captação de recursos e treinamento de mão de obra para empreendimentos turísticos.
Natural de São Bento do Sapucaí, tenho 29 anos e possuo Ensino superior em Tecnologia da Informação com extensão em LGPD também possuo formação técnica em Segurança do Trabalho, o que me proporciona uma base sólida de conhecimento multidisciplinar. Minha trajetória profissional é marcada por experiências diversas, passando por órgãos públicos e empresas privadas de pequeno, médio e grande porte. Essa ampla vivência consolidou minha expertise em áreas estratégicas, com destaque para gestão e liderança. Entre 2018 e 2020, tive a honra de contribuir ativamente para o desenvolvimento da minha cidade natal trabalhando na prefeitura onde exerci as funções de Técnico de Segurança do Trabalho, Presidente da Comissão de Licitações, Coordenador Municipal da Defesa Civil e Diretor de Secretaria. Essas experiências me proporcionaram não apenas uma visão abrangente da administração pública, mas também a oportunidade de liderar projetos de impacto, sempre com comprometimento e dedicação. Após essa etapa, decidi explorar novos horizontes no setor privado, onde pude aprimorar minhas habilidades profissionais. Contudo, meu amor por São Bento do Sapucaí e o desejo de contribuir diretamente para o seu crescimento me trouxeram de volta. Atualmente, integro a equipe da atual gestão municipal como Diretor de Turismo e Eventos, cargo que assumo com o propósito de transformar nossa cidade em referência no turismo regional e nacional. Como Diretor de Turismo e Eventos, meu foco é valorizar as riquezas naturais, culturais e gastronômicas de São Bento do Sapucaí, promovendo um turismo sustentável que beneficie toda a comunidade. Trabalho para criar experiências únicas, impulsionar eventos que celebrem nossa essência e fortalecer nossa identidade como um destino acolhedor e inspirador e acima de tudo, reviver o orgulho de pertencimento em cada cidadão que chama São Bento do Sapucaí de lar. Além da minha paixão por contribuir profissionalmente com o desenvolvimento da cidade, sou movido pelo desejo de desbravar o mundo. Amante de viagens, festivais musicais e eventos gastronômicos, acredito que essas experiências enriquecem não apenas a vida pessoal, mas também as ideias e os projetos que desenvolvo. Minha trajetória reflete um compromisso contínuo com a evolução pessoal e profissional. Cada etapa foi essencial para me preparar para os desafios que assumo hoje, sempre com o objetivo de transformar obstáculos em oportunidades, promovendo o crescimento de São Bento do Sapucaí e deixando um legado positivo para a comunidade.
Rafael de Freitas Leite é biólogo e fotógrafo, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e capacitado em fotografia profissional, atuou em resgate, monitoramento e levantamento de fauna silvestre com elaboração de relatórios ambientais no setor privado, foi biólogo responsável pela criação de projetos em educação ambiental e social no Instituto Costa da Mata Atlântica, também atuou como diretor de divisão de Epidemiologia na Prefeitura de Praia Grande, SP até 2022 quando mudou-se para São Bento do Sapucaí, decidiu focar seu trabalho em artes visuais e cultura como fotógrafo. Atualmente é fotógrafo esportivo já tendo feito a cobertura de diversos eventos, destacando se o Desafio das Serras, XTerra, Indomit e a corrida internacional de São Silvestre. Já fez parte da Secretaria de Turismo como escriturário e Chefe do Setor de Desenvolvimento Econômico, como Diretor do Departamento de Cultura pretende destacar a rica cultura municipal e regional.
Priscila Kelly Ribeiro possui mais de 10 anos de experiência dedicadas à Administração Pública Municipal. Iniciou sua carreira como Escriturária na Prefeitura de São Bento do Sapucaí, onde adquiriu sólida experiência administrativa. Posteriormente, atuou como Agente de Desenvolvimento na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, área em que contribuiu significativamente para o fortalecimento da economia local e a promoção do turismo.
Foi também membro e presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos, onde atuou com excelência, garantindo que os processos dentro da administração pública fossem conduzidos com transparência, eficácia e dentro dos princípios legais.
Em 2025, Priscila assume a chefia do Setor de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de impulsionar novos projetos e oportunidades para o crescimento sustentável do município. Seu trabalho é marcado pela dedicação ao desenvolvimento local e pela constante busca por melhorias na gestão pública.