A Secretaria de Governo e Administração desenvolve atividades que seguem padrões estabelecidos para dirigir ações de toda Administração Municipal e também de Governo, como assessorar o Prefeito na análise de projetos, relatórios e outros documentos administrativos. A Secretaria também auxilia o Prefeito realizando interlocução executiva com as demais Secretarias Municipais e setores correlatos, contribuindo para a realização de ações de todas as áreas e também outras instâncias públicas, como o setor empresarial, sociedade civil e órgãos executivos nas esferas estadual e federal. É ainda responsável pela gestão de contratos, compras, licitações e gestão de recursos humanos.
Telefone: (12) 3971 – 6110
E-mail: administracao@saobentodosapucai.sp.gov.br
Endereço: Paço Municipal Professor Miguel Reale – Av. Sebastião de Mello Mendes, 511, Jd. Santa Terezinha.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.
Rafael Barbosa de Aguiar, nascido e criado em São Bento do Sapucaí, é Doutor e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Funcionário da Prefeitura de São Bento do Sapucaí desde 2012, ocupando vários cargos como Secretário de Gabinete e Administração em 2016, Secretário da Fazenda em 2017, Secretário de Planejamento, Convênios e Assuntos Estratégicos de 2017 a 2024. Assumiu em 2025 a Secretaria Governo e Administração na gestão do Prefeito Gilberto Souza com a missão de melhorar a gestão pública municipal modernizando e otimizando processos, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Valéria Célia da Silva Valinho administradora, formada em Bacharela em Administração em 2017 pelo Centro Universitário Herminio Ometto – UNIARARAS, com experiência prática na Administração Pública de São Bento do Sapucaí/SP, onde atua há 9 anos. Iniciou sua trajetória profissional como estagiária na Secretaria de Cultura e Desenvolvimento, no setor do Banco do Povo. Nesse período, adquiriu experiência na análise de documentos para concessão de crédito, no suporte à abertura de empresas por meio do SEBRAE e na realização de outras atividades externas ao desenvolvimento econômico. Entre 2015 e início de 2017, Valéria atuou na Secretaria de Planejamento e Convênios, contribuindo para a captação de recursos e para a prestação de contas de convênios e emendas estaduais e federais. Sua atuação foi essencial para garantir o cumprimento das normas legais e o uso eficiente dos recursos. De 2017 a 2023, trabalhou no Departamento de Compras e Licitações, desempenhando as funções de pregoeira e compradora. Nesse cargo, destacou-se pela condução eficiente e ética de processos licitatórios, garantindo a aquisição de bens e serviços essenciais à administração municipal com qualidade e transparência. Em 2024, Valéria foi nomeada Subsecretária da Secretaria de Governo e Administração. No exercício dessa função, foi convidado pelo Prefeito Gilberto, em 2025, a continuar contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento. Como Subsecretária, suas atribuições incluem o apoio direto à formulação e execução das políticas de governo e administração, a supervisão de processos internos e o desenvolvimento de estratégias para melhorar a gestão pública. Além disso, Valéria desempenha um papel fundamental na articulação entre diferentes setores da administração, promovendo a integração. Com uma trajetória marcada por competência, ética e compromisso com o serviço público, Valéria Célia da Silva Valinho continua sendo uma figura central no aprimoramento da gestão municipal de São Bento do Sapucaí.
Amanda Nascimento, nascida em 10 de março de 1993, em São Bento do Sapucaí-SP, é filha de Marco Antônio Nascimento e Vânia Mara Pereira Nascimento. Formada em Administração de Empresas pela Fundação FHO-UNIARARAS e atualmente cursando Farmácia na instituição Anhanguera, Amanda possui uma sólida trajetória profissional. Com vasta experiência em atendimento ao público, destacou-se especialmente na área administrativa. Desde março de 2024, exerce com êxito o cargo de Diretora de Licitações, função para a qual foi convidada a continuar, desempenhando um papel fundamental na gestão estratégica do departamento e no desenvolvimento da administração pública. Sua carreira é marcada pela competência, adaptabilidade e um constante compromisso com a excelência e o aprimoramento contínuo de suas habilidades.
Luis Gustavo de Barros – Diretor do Departamento de Gestão de Frotas