O que pode e não pode funcionar durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo

• Covid-19
  • O que pode e não pode funcionar durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo

Com a entrada em vigor das novas medidas de restrição da Fase Emergencial do Plano SP, muitas dúvidas surgiram em relação ao que pode e não funcionar. Em conjunto com as vigilâncias sanitária e epidemiológica, a Secretaria de Saúde traz de forma mais detalhada o que pode e o que não pode funcionar durante o período entre os dias 15 e 30 de março com base no decreto do governador João Dória (Decreto Estadual nº 65.563/2021).

Confira a relação de algumas das principais regras estaduais:

O QUE ESTÁ PROIBIDO

• atendimento presencial ao público, inclusive mediante retirada ou “pegue e leve” (take-away), em bares, restaurantes, “shopping centers”, galerias e estabelecimentos congêneres e comércio varejista de materiais de construção, permitidos tão somente os serviços de entrega (“delivery”) e “drive-thru”;
  • comércio de material de construção – proibido o funcionamento e atendimento presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador (delivery).
  • realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo.
  • realização de eventos esportivos de qualquer espécie; profissionais ou amadores.
  • reunião, concentração ou permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, nas praias e parques.
  • desempenho de atividades administrativas internas de modo presencial em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais.
  • Serviços de tecnologia da informação: Obrigatoriedade de teletrabalho (home office)
  • Baladas, Festas, Concentrações, Comemorações.

TOQUE DE RESTRIÇÃO x TOQUE DE RECOLHER

A principal diferença é que enquanto o toque de restrição focava as fiscalizações em aglomerações e comércios na noite/madrugada, o toque de recolher deve possibilitar abordagens às pessoas durante a movimentação neste período.

O horário é das 20h às 05h.

O QUE PODE FUNCIONAR E COMO

• Hotelaria: Permissão de hospedagem, mas proibição de funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. Alimentação permitida somente nos quartos.
  • Supermercados: Podem funcionar a qualquer horário, com controle de fluxo de clientes;
  • Farmácias: Sem nenhuma restrição;
  • Saúde Humana: clínicas, hospitais e unidades de emergência;
  • Saúde e Alimentação Animal: clínicas, hospitais veterinários, petshops;
  • Bancos e Lotéricas: funcionam em horário normal e com atendimento presencial, mas quem puder, deve preferir os serviços digitais (recomendação e não obrigatoriedade);
  • Transporte coletivo sem restrições: vans, ônibus, trólebus, monotrilho, trem, metrô
    Transporte individual público sem restrições: táxis, aplicativos;
  • Transporte de fretamento para trabalhadores de atividades permitidas: ônibus e vans (sem restrições);
  • Transporte terrestre interestadual e internacional: ônibus rodoviários e trens (sem restrições);
  • Rodoviárias (sem restrições);
  • Indústria em geral (sem restrições);
  • Construção Civil (obras) (sem restrições);
  • Agricultura (sem restrições);
  • Transporte de Cargas para abastecimento (sem restrições);
  • Postos de combustíveis: sem restrições para abastecimento de veículos e as lojas de conveniência estão restritas a atendimento por drive-thru e delivery;
  • Segurança Pública (sem restrições);
  • Segurança Privada (sem restrições);
  • Aeroportos (sem restrições nas operações aéreas);
  • Limpeza Pública (sem restrições);
  • Serviços privados de limpeza (sem restrições).

RESTRIÇÕES MAIS RÍGIDAS

Com a implantação da fase emergencial, mesmo serviços considerados essenciais sofreram restrições de funcionamento, com o fim de diminuir a aglomeração de pessoas. Estabelecimentos essenciais sem menção específica poderão continuar a funcionar, restringindo atendimento presencial, estabelecendo trabalho remoto e controlando o fluxo de clientes quando possível.

FISCALIZAÇÃO E PENALIDADES

A Vigilância Sanitária será responsável pela fiscalização. O descumprimento das restrições ensejará em multa de 10 UFESP (R$ 290,90), subindo para 100 UFESP (R$ 2.909,00) por dia em caso de reincidência, bem como poderá ocorrer a interdição do estabelecimento e cassação de alvará.

ACESSE OS DECRETOS NA ÍNTEGRA

As regras municipais também são aplicáveis, disponíveis nos decretos a seguir.

Decreto Estadual nº 65.563, de 11 de março de 2021

Decreto Municipal nº 3.817, de 12 de março de 2021