Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

O que é?

Serviço oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Para quem é o serviço?

Famílias em processo de reconstrução de autonomia; reconstrução de vínculos; famílias com crianças, adolescentes, jovens e idosos inseridos em serviços socioassistenciais; famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; famílias inseridas em programas de transferência de renda.

Do que precisa?

Documentação pessoal para inscrição no Cadastro Único. Entretanto, o cidadão pode acessar o Serviço mesmo sem a documentação civil, uma vez que o CRAS pode auxiliar na obtenção dos documentos, caso a pessoa não os tenha. Ou seja, a falta de documentos não impede a realização do atendimento.

Quais são as etapas?

Acolhida inicial; Avaliação técnica; Acompanhamento técnico

Qual é o prazo?

Impedimento

Como solicitar?

Acolhida inicial; Atendimento particularizado; Acompanhamento familiar; Oficinas ; Ações Comunitárias

Como acompanhar?

No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Como tiro dúvidas?

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, pessoalmente ou telefone.

Quanto tempo para ser atendido?

Imediato.

Órgão responsável

Secretaria de Cidadania
IMPRIMIR CARTA DE SERVIÇOS
Pular para o conteúdo