CadÚnico

O que é?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. E constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta.

Para quem é o serviço?

Famílias de baixa renda, que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Famílias com renda superior a três salários mínimos podem ser cadastradas desde que sejam beneficiárias de programas sociais do governo, sejam eles municipais, estaduais, distritais ou federais.

Do que precisa?

  • Responsável Familiar – RF: (CPF e Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Carteira de Trabalho; RG)
  • Outros Membros Maiores de 18 Anos: (CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento / Casamento; RG)
  • Outros Membros Menores de 18 Anos: (Certidão de Nascimento; RG; CPF; Comprovante de Matrícula Escola – quando estudar.)
  • Documentos que demonstrem o endereço e os rendimentos, como contas de água, luz ou telefone, carteira de trabalho ou contracheque.
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF (responsável familiar) deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem.
  • Os documentos devem ser originais, uma vez que a unidade não retém cópia da documentação apresentada.

Quais são as etapas?

Realizar o cadastro presencialmente no CRAS. Aguardar o sistema gerar o número de NIS (Número de Identificação Social), no prazo estabelecido em até 48 horas.

Qual é o prazo?

Imediato.

Como solicitar?

Atendimento presencial no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Como acompanhar?

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, pessoalmente ou telefone.

Como tiro dúvidas?

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, pessoalmente ou telefone

Quanto tempo para ser atendido?

Imediato

Órgão responsável

Secretaria de Cidadania
IMPRIMIR CARTA DE SERVIÇOS
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